A importância do autoconhecimento

“Deus não escolhe o capacitado, mas capacita o escolhido”.

“Deus também não veio para os justos, mas sim para os pecadores”.(Lc 5, 32)

Na verdade somos sim, pecadores e frágeis… E Deus sabe disso! E Ele, como Deus, se fez carne em Jesus, conhecendo as nossas dores e as nossas fraquezas, com o intuito de nos indicar o verdadeiro caminho da salvação.

Apesar da nossa vulnerabilidade e das nossas incertezas, podemos caminhar com a esperança de que todo aquele que crê alcança a vitória. Ele se fez nosso! “Por suas pisaduras é que fomos sarados”. (Isaías 53)

Uma maneira coerente de encontrar o caminho de Deus é procurar nos conhecer profundamente, tendo humildade para deixar que Ele nos corrija, reconhecendo assim, toda a soberania de Deus e o nosso verdadeiro valor. Nosso valor não é o que o mundo nos avalia, e nem podemos aceitar tudo o que o mundo nos oferece.

Muitos caminhos nos são apresentados que só servem para nos iludir e aumentar o nosso ego.

Embora venhamos tropeçar ou até mesmo cair durante a nossa caminhada, Deus sempre coloca pessoas e ferramentas capazes de nos levantar, restituindo a nossa saúde física, nossa saúde mental e espiritual. Confiantes nesta força, devemos acolher os conselhos, os ensinamentos de Jesus, e unidos ao Cristo!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11, 28-30)

Theresa Calonge