Sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.

Hoje eu quero perguntar para você, se em algum momento da sua vida, talvez por uma situação que esteja ocorrendo, tenha vindo na sua mente uma frase ou uma palavra que te fizesse aprofundar? 

Pois é… Não é que hoje, veio para mim uma frase incompleta… e eu sabia que eu já tinha visto esta a frase em algum lugar.

E a frase é a seguinte: “Sede prudentes como as serpentes e…

Eu sabia que eu deveria completar…

A princípio eu pensei:  isso só pode vir de “Provérbios”, da Bíblia. Mas recorrendo a internet, eu vi que se tratava do Evangelho de Mateus 10,16: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos, portanto sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”.

 Olha, eu acredito sinceramente, que Deus colocou isso no meu coração, porque eu estava justamente a pensar, como nós estamos cada dia mais, vivendo num ambiente de hostilidade, de insegurança e principalmente, quanto ao caráter das pessoas.

 No fundo, o mundo está passando por um trágico momento de desarmonia, de desunião, de perversidades, de injustiças de todos os tipos. E com isso, as pessoas estão cada vez mais feridas. Feridas pelas decepções e pelo mal! 

O mal está tão banalizado, que até os bons se tornam parte da maldade que jaz no mundo.

 Então a desconfiança e o medo nos parecem inevitáveis!!! Parece que estamos vivendo como num campo minado, onde todo cuidado é pouco. E, quando damos conta do que está acontecendo, estamos julgando, condenando, estamos matando as pessoas dentro dos nossos corações. 

Nós estamos em guerra!

 Entretanto, em situações como estas, destes tempos, fugir ou fingir que nada está acontecendo não seria o correto. Talvez seja por isso, que Jesus quis prevenir os seus discípulos do que eles iriam encontrar no caminho: “Eu os envio no meio de lobos, sede prudentes como as serpentes”… 

Eh… não dá para fingir que o mal não existe e muito menos que as pessoas não são más. Aliás, “não são”, não seria o termo correto, “não estão”, porque quando nós dizemos “não são” ou “são”, nós estamos já testificando que as pessoas são assim, ou que não tem mais jeito. Ou que não tem uma transformação. Por isso, “estão”!

 Devemos ser sim, espertos para perceber o mal!

 Afinal, o coração dos outros é terra que a gente não conhece, aliás, só Deus conhece!

 Bem, Jesus então completa: “Sede inofensivos como as pombas”…  O que quer dizer?

O mal não pode se instalar dentro de nós!

A vingança, as injustiças, os maus sentimentos não podem fazer parte das nossas vidas.

 Realmente, o que nos protege desse mal, o que vai nos blindar, é quando, mesmo neste ambiente hostil, nós encontramos uma força superior capaz de nos ajudar… Uma força superior a nossa humanidade. 

Mas como é possível, vivendo no mundo sem nos contaminar? 

Só mesmo Deus para nos ajudar e nos descontaminar!

 Só mesmo Jesus com suas palavras brilhantes a nos ensinar a viver com sabedoria, prudência, e acima de tudo com bondade.

 Só mesmo Jesus à nos ensinar a conviver uns com os outros, e a fazer com que possamos nos ajudar mutuamente. É isso!

 Será que você também se identifica com o que eu estou sentindo?  

Abraço fraterno, Theresa Calonge